Home Office – A Nova Tendência

Imagem: Homem trabalhando de home office ao lado do pet

O ano de 2020 foi caracterizado por diversas mudanças que afetaram a vida da população mundial.

Quando o ano começou, ninguém podia imaginar que enfrentaríamos uma pandemia que resultaria no isolamento social compulsório.

No campo profissional, no meio de tantas dúvidas sobre qual seria o destino das empresas e seus colaboradores, a grande novidade foi implantação do home office

O que é o Home Office?

A expressão home office vem do inglês, home = casa / office = escritório, logo, home office = escritório em casa, que nada mais é do que exercer suas atividades profissionais em sua própria casa ao invés de estar presencialmente na empresa.

Essa modalidade de trabalho, que antes era utilizada por poucas empresas, parecia um sonho para a maioria das pessoas que ficavam horas dentro de um escritório, e foi depois da pandemia do COVID-19 que a maior parte dos brasileiros tiveram a oportunidade de ter que fazer dar certo um recurso que antes era tão desacreditado por muitos gestores.

Para poder implantar essa modalidade de trabalho as empresas precisam alinhar com seus colaboradores o fornecimento da estrutura para que os trabalhos possam ser executados, como computador e internet.

E como muitos concluíram, o home office não é pra qualquer um. É preciso muita disciplina para resistir aos desafios e distrações.

O mundo de hoje exige flexibilidade e resposta rápida às mudanças, e foi isso que as empresas brasileiras e seus colaboradores fizeram, implantaram o home office de forma, ainda que, de forma repentina para que as pessoas não precisassem se arriscar ao sair de casa e ao mesmo tempo pudessem manter as portas abertas e preservar os empregos.

Vantagens e desvantagens do Home Office

Como tudo na vida, trabalhar de home office não é só flores. As pessoas puderam ver na prática que essa modalidade de trabalho possui vantagens e desvantagens.

Em uma pesquisa realizada pelo DataSenado com 5.000 brasileiros maiores de 16 anos, de diversas empresas no cenário da pandemia, as principais vantagens apontadas são:

  1. Horário flexível (28%);
  2. Ter mais tempo com a família (24%);
  3. Não ter deslocamento para o trabalho (24%);
  4. Não ter despesas (12%);
  5. Maior produtividade (7%).

Os 5% restantes não sabiam responder ou não viam vantagens sobre o home office.

Já as dificuldades encontradas foram:

  1. Falta de internet de qualidade (22%);
  2. Conciliar trabalho com tarefas domésticas (20%);
  3. Falta de equipamento de informática adequado (15%);
  4. Falta de convívio com os colegas de trabalho (15%);
  5. Falta de local adequado em casa (9%);
  6. Sobrecarga de trabalho (9%).

Os 8% restantes não tiveram dificuldades ou não sabiam responder.

De acordo com os resultados, o home office também trouxe benefícios para a vida pessoal, os trabalhadores remotos perceberam aumento no nível de bem-estar pessoal (49%) e melhoria no ambiente familiar (48%).

Entretanto, a sobrecarga de trabalho é um fator extremamente complicado e desconfortável. Foi comum ouvir relatos de que as pessoas passaram a trabalhar mais do que no escritório, muitas vezes sem receber as horas extraordinárias, gerando transtornos no convívio familiar.

Já no ponto de vista das empresas as vantagens observadas foram:

  1. A redução de custos nas sedes físicas, com a diminuição do consumo de energia e água, por exemplo – algumas empresas, inclusive, devolveram ou trocaram de pontos comerciais visando a redução de despesas;
  2. Não pagar a locomoção dos funcionários, quando não houver necessidade da ida à empresa;
  3. Aumento da produtividade, vez que em algumas empresas o controle de resultados passou a ser feito pelas entregas das atividades exercidas dentro do prazo e não mais pelo horário de jornada;
  4. Equipe motivada e retenção de talentos;
  5. Flexibilização na contratação, diminuindo as barreiras geográficas na procura dos candidatos;
  6. Redução de deslocamentos, o que gera melhora na mobilidade urbana, redução da poluição e bem-estar dos colaboradores.

Como manter a produtividade

Para você que é trabalhador e está trabalhando ou vai trabalhar de home office, segue algumas dicas para melhorar sua experiência e te ajudar a ser mais produtivo:

  • Estabeleça um horário de expediente e cumpra sem distrações;
  • Planeje e organize quais atividades serão executadas ao longo de cada dia;
  • Mantenha o networking com a sua equipe;
  • Escolha um local adequado para o trabalho, com boa iluminação, entrada de ar e silencioso;
  • Use de trajes adequados, como se o ambiente da casa fosse a empresa;
  • Avise os familiares sobre seu horário de expediente;
  • Mantenha o sigilo das informações recebidas e encaminhadas;
  • Faça breves intervalos de 10 a 15 minutos para que a produtividade não seja afetada.

Como liderar à distância?

Para você que é empresário e sentiu dificuldades em manter sua equipe conectada e alinhada durante o home office, seguem algumas dicas que farão toda a diferença na sua gestão:

  1. Comunique-se claramente: uma comunicação clara evitará muitos problemas e manterá seu time alinhado e produtivo;
  2. Seja acessível: combine horários para se manter online e esclarecer possíveis dúvidas que interrompam o fluxo do serviço;
  3. Mantenha a motivação, os feedbacks e a boa comunicação interna com a sua equipe;
  4. Tenha empatia e saiba ouvir.

O home office, de fato, dá maior liberdade ao colaborador, e quando bem implantado pode trazer inúmeros benefícios para as empresas e seus colaboradores.

Em uma pesquisa realizada por André Miceli, coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas, após a pandemia, é previsto crescimento de 30% na adoção de home office pelas empresas em pelo menos 1 dia na semana. Ele sugere que líderes sejam encorajados a revisar seus processos internos para implantação dessa tendência.

“Nesse momento de isolamento, a gente tem visto que a tecnologia é uma grande ferramenta de humanização quando a gente precisa que ela seja usada dessa forma. A sociedade está aprendendo a ressignificar o uso que dá para a tecnologia”

André Miceli – diretor executivo da Infobase e coordenador do MBA em marketing, inteligência de negócios digitais da Fundação Getulio Vargas (FGV)

Como vimos, há desafios para todos os lados, então da empresa adotar a prática do home office, deve ser feito um estudo completo com os colaboradores e a empresa, visando como será a adaptação e alinhamento das expectativas de ambos os lados.

Acima de tudo, o que vivemos em 2020 nos mostrou que a independência do escritório é possível. As empresas precisam estar prontas, pois nunca se sabe o que o futuro nos aguarda. Quanto ao home office, nós podemos fazer dar certo, basta querer.

Agora me conta, você gostou deste conteúdo que preparamos para você?

Então não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos.

Ah, e se quiser replicar este conteúdo no seu blog/site, fique à vontade =) só não esqueça de indicar nosso link na referência. Ok?

CXP Contabilidade Estratégica

Nossa estratégia é o sucesso do seu negócio!

Caroline Naomi Kato de Oliveira

Human Resources Officer da CXP Contabilidade Estratégica

Compartilhe

Mais postagens